Águas do São Francisco voltam a percorrer açudes do CE após quase um ano com serviços paralisados

14/07/2023

Liberação foi concedida nesta quinta-feira, 13, durante encontro entre entidades de Pernambuco e do Ceará. Transportação de água do Rio São Francisco para o Ceará estava paralisada desde novembro de 2022

O Núcleo de Controle Operacional da Integração do São Francisco, localizado em Salgueiro (PE), liberou água da estrutura do Rio São Francisco para a barragem de Jati, no Ceará, nesta quinta-feira, 13. A barragem de Jati possui estrutura com capacidade de acumular até 28 milhões de metros cúbicos de água.

Por conta de serviços de manutenção no conjunto de bombas da Estação de Bombeamento EBI-3, o equipamento ficou paralisado por dez meses.

Com a liberação, o Ceará volta a ter mais segurança hídrica, visto que, será uma fonte disponível para eventuais crises, além de ajudar nos uso de recursos hídricos para múltiplos usos.

Quando necessário, as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco irão percorrer o trecho emergencial Cinturão das Águas do Ceará (CAC) até Riacho Seco, no município de Missão Velha, e depois fluirá para os rios

Salgado e Jaguaribe, com destino final no açude Castanhão. Uma vez chega ao Castanhão, acontece a transferência para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), pelo Eixão das Águas.

AUTOR:  Gabriel Gago